V400 V200



Perguntas Frequentes sobre o Volato 400:

Consumo/Hora?

De 36 a 40 Litros/Horas.


Autonômia?

4Horas + 30Min. Na Reserva.


A Aeronave voa IFR ou VFR?

Pode voar nas duas versões, fica a critério do cliente.


Qual o custo fixo da aeronave?

Sendo uma aeronave experimental, apenas o Seguro Obrigatório e o RIAM (Revisão e Inspeção Anual Mecânica), que por ser uma aeronave experimental, não tem necessidade de ser realizada por um mecânico homologado.


Qual a diferença entre uma aeronave experimental para uma homologada?

A aeronave experimental não pode ser usada para fins comerciais (ex: táxi aéreo, aerofotogrametria, vôos turisticos de aluguel, etc...). Ela só pode ser usada para fins particulares, e suas revisões podem ser feitas por qualquer mecânico aeronáutico; Ela pode voar a noite e por instrumentos (Necessita estar certificada IFR) E pode pousar em qualquer aeródromo que uma aeronave homologada pousa.


Quais as características de voo?

É uma aeronave dócil e fácil de ser pilotada, mas com excelente velocidade de cruzeiro, razão de subida e stol.


Distância de decolagem / Pouso?

Distância de decolagem: 185m.

Distância de pouso: 215m.

Lembrando que estes dados variam bastante em função do peso da aeronave, pressão atmosférica na pista, direção e velocidade do vento, temperatura do ar, habilidade do piloto, etc... Não recomendamos operação em pistas inferiores a 600m a não ser numa emergência.


Como se comporta os materiais composto em relação aos metais?

Eles são mais duráveis e suportam mais esforços que os metais. Absorvem melhor os impactos sem deformarem. Por exemplo, quando uma ave se choca com o bordo de ataque de um avião de alumínio, causará muitos danos, enquanto que numa asa de material composto os danos serão inexistentes ou muito menores.


Posso deixar o Volato exposto ao sol?

Sim. Ele pode ficar exposto ao sol, pois a temperatura não ultrapassará 65C e o Volato pode suportar temperaturas bem mais elevadas; Apenas utilize protetores nos vidros para não danificar os avionicos e o estofamento.


Qual a vida útil do Volato 400?

O Volato 400 é construído com a mais moderna tecnologia de fabricação de materiais compósitos (fibra de vidro, carbono, pré-preg e honey comb), mesmo material utilizado pela Cessna no Corvalis TT, pelo Lancair, pela Cirrus, e em diversas peças do Boeing 777 e Airbus 380. Peças fabricadas neste processo e com estes materiais, foram submetidas a testes durante seis meses, a 171.000 (cento e setenta e um mil) ciclos de fadiga, o equivalente a 120 anos de serviço ativo, não apresentando em sua estrutura qualquer sinal de fadiga.


Custo estimado para manter a aeronave?

R$ 1.200,00 Seguro obrigatório (Anual)

R$ 800,00 Revisão anual (Rian Anual)

R$ 600,00 Hangaragem (Mensal)

Valores apenas orientativos que podem sofrer variações.


QUAL O CUSTO DE PEÇAS DE REPOSIÇÃO EM CASO DE AVARIA ?

Danos de pequeno monta permitem a recuperação da peça se a necessidade de troca, uma vez que a peça em material compósito pode ser reparada, diferentemente do alumínio.

Em caso de substituição de peça, contamos com estoque próprio, uma vez que as peças são fabricadas pela VOLATO e despachamos rapidamente para todo Brasil pelo menor custo do mercado.


QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE UMA AERONAVE FABRICADA EM MATERIAL COMPÓSITO E O ALUMINIO ?

O compósito é um material moderno, resistência especifica superior ao alumínio, possibilitando a construção de estruturas mais leves e resistentes.

Além disso é isolante térmico, o que proporciona maior conforto térmico e menor nível de ruído.

Em caso de pequenos impactos, o dano não se propaga, pois o compósito na deforma, possibilitando o reparo da área afetada.

Por final o compósito permite total liberdade de projeto, possibilitando um designer otimizado e mais limpa da aeronave (mais bonito)


QUAL A RAZÃO DE PLANEIO DO VOLATO 400 ?

14 para 1, ou seja, se a aeronave estiver a 1.000 metros de altura, ela plainará por 14 km até atingir o solo.


QUAL O COMBUSTIVEL UTILIZADO ?

O AVIGÁS, gasolina para avião.


QUAL O CUSTO DO AVIGÁS ?

Vária de cada aeroporto, como referência, o valor da cidade de Bauru é de R$ 3,30/litro.


Rod. Osny Mateus SP 261, km 116 – Bairro Aeroporto, caixa postal 401 – CEP.: 18682-970, Lençóis Paulista/SPFone: 55 (14) 98115-7068- 55 (14) 9 8115-7068 e-mail: contato@volatoaeronaves.com.br, acdc77@yahoo.com.br

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